terça-feira, 1 de março de 2011

Nietzsche e o ensaísmo

Para os interessados no tema e para os que se ocupam em pensar as contribuições de Nietzsche para a tradição do ensaísmo há uma boa oportunidade de publicar suas ideias no número que a bem conceituada Remate de Males dedicará a esta tradição. É importante que os pesquisadores de Nietzsche mantenham a tradição de boas relações com os debates literários. Não há ocasião mais oportuna do que esta. Eu aproveito a oportunidade para insistir na minha tese de que o gênero literário que Nietzsche pratica na maior parte das vezes e sobre o qual ele obteve domínio quase absoluto não é o aforismo no sentido técnico do termo, mas uma forma híbrida, que do ponto de vista argumentativo tem mais afinidade com o ensaio do que com as sentenças e máximas. Para os que desejam participar deste debate, as submissões vão até 15 de maio de 2011, conforme a Chamada para contribuições reproduzida abaixo:

Remate de Males - Chamadas para Publicação

A propósito do Ensaio.

O gênero literário que dizemos ter sido inventado por Montaigne conheceu uma história posterior cuja riqueza parece responder à natureza fecunda dos Essais. Não só o espectro temático se amplia, é a própria forma que se aclimata, graças a sua flexibilidade, aos ambientes culturais os mais diversos. Este cenário oferece um campo bastante vasto de reflexão, sobretudo no confronto entre o ensaismo e modelos mais rígidos e sistemáticos de escrita crítica e interpretativa. Da filosofia à critica literária, da França seiscentista à modernidade americana, com uma importante história britânica, o ensaísmo termina por reconquistar um interesse atual em vários domínios. De Hume a Adorno, e depois a Foucault, a filosofia se depara periodicamente com o desafio do modo ensaístico de reflexão. A ficção moderna abre espaços ao ensaio em seus autores mais representativos. Mesmo quando reivindica um lugar menor, entre o divertimento e o humorismo , o gênero pode produzir literatura de alto interesse. Lugar importante deve ser conferido, finalmente, ao ensaísmo literário, gênero que, no nosso país, nos deu escritores que participam do que de melhor produziu a prosa brasileira. Reflexões concernentes a esse amplo leque de questões poderão ser enviadas à Remate de Males até o dia 15 de maio de 2011, de acordo com as Diretrizes para Autores.

Temas sobre os quais serão aceitas contribuições: Montaigne e o gênero ensaístico; ensaio e filosofia; ensaios e gêneros afins: epistolografia, diálogo, autobiografia; ensaio e crítica literária; ensaísmo e ficção; ensaio e periodismo – ou temas correlatos.

Normas e procedimentos para a publicação disponíveis em:
http://www.iel.unicamp.br/revista/index.php/remate

E-mail para contato: remate@iel.unicamp.br

0 comentários:

Postar um comentário