sexta-feira, 10 de dezembro de 2010

Boas vindas à revista Estudos Nietzsche

Está no ar o primeiro número da revista Estudos Nietzsche, uma iniciativa do GT Nietzsche da Anpof. Com vocês a carta de princípios publicada no site pelos editores, os professores Antonio Edmilson Paschoal e Ernani Pinheiro Chaves:

A revista Estudos Nietzsche é uma publicação do Grupo de Trabalho Nietzsche (GT-Nietzsche) da Associação Nacional de Pós-Graduação em Filosofia (ANPOF) em parceria com a Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Sua proposta é levar a público artigos sobre o pensamento do filósofo alemão, traduções de textos inéditos, bem como apresentações (resenhas) de obras recentes relevantes sobre Nietzsche. Seu objetivo é, por conseguinte, tornar-se um ambiente de debate para pesquisadores especialistas da filosofia nietzscheana e, ao mesmo tempo, uma fonte para estudiosos interessados no pensamento do filósofo alemão. Com periodicidade semestral, a revista Estudos Nietzsche é publicada em português, ampliando o acervo de trabalhos disponíveis neste idioma. Os textos apresentados em outros idiomas serão traduzidos, quando for o caso, ou publicados na língua original, quando se tratar de língua de origem latina ou inglês. Os trabalhos devem seguir o exigido rigor filosófico e metodológico no que diz respeito ao tratamento dos escritos do filósofo alemão, observando aspectos como a inserção em determinados debates já estabelecidos, o atual estágio das pesquisas sobre o tema trabalhado, a periodicidade dos textos do filósofo utilizados, bem como o uso de material fidedigno e já submetido à crítica, no que diz respeito às fontes, fragmentos póstumos, cartas, etc.

Constituída para promover a pesquisa e a discussão sobre aspectos internos do pensamento de Nietzsche, a revista Estudos Nietzsche se propõe, também, a desdobrar a tarefa crítica proposta pelo filósofo em relação, por exemplo, à metafísica e à moral, tendo em vista a inserção de seu pensamento no conjunto da história da filosofia nos séculos XX e XXI. Desta forma, a revista é mais um meio para a concretização da proposta que levou à criação do GT Nietzsche: incentivar a investigação e o debate sobre a contribuição do pensamento de Nietzsche, bem como a sua articulação com questões da atualidade.

fonte: Estudos Nietzsche

0 comentários:

Postar um comentário