sexta-feira, 12 de agosto de 2011

Sílvia Lage defende Dissertação sobre Música e Décadence no Caso Wagner

O Grupo Nietzsche da UFMG tem a alegria de convidar seus integrantes e demais leitores deste blog para a sessão de defesa da Dissertação de Mestrado de Sílvia Lage, intitulada "Música e Décadence em O Caso Wagner, de Nietzsche". A defesa acontecerá na próxima sexta, dia 19 de agosto, às 14:00h, na sala 3017 da Fafich, sala onde ocorre a maior parte dos encontros do Grupo. A banca examinadora é composta pelo prof. Rodrido Duarte/UFMG, que orientou o estudo, pelo prof. Olímpio Pimenta, da UFOP, e por este que vos escreve.
Teremos uma tarde agradável dedicada à discussão de um dos conceitos centrais da obra tardia de Nietzsche e de sua ambição de fornecer um diagnóstico de seu próprio tempo a partir do exame da obra emblemática de Wagner. Ocasião das mais apropriadas para a retomada de nossas atividades no semestre. Com a palavra a autora:

"A dissertação tem como objetivo investigar o conceito de décadence e suas relações com a arte musical no contexto da filosofia madura de Nietzsche, de modo a compreender a crítica ao compositor Richard Wagner em O Caso Wagner – um problema para músicos (1888), como uma retomada da pergunta pelo valor dos valores da modernidade. Partindo-se da hipótese de que o estatuto da música como um valor é explicitamente problematizado na crítica tardia de Nietzsche à arte wagneriana, espera-se mostrar como esta crítica o conduz à compreensão filosófica das principais formações culturais de sua época como uma expressão da moral cristã, para por fim avaliar a possibilidade de se atribuir um alcance normativo à tese nietzschiana sobre o declínio da arte musical em função da apreciação de sua significação e valor para a cultura." (Sílvia Lage)



2 comentários:

  1. Querida Silvia, meus parabéns pela conclusão do trabalho. Farei de tudo para estar presente e comemorar este feliz momento contigo. Sucesso!

    ResponderExcluir
  2. Obrigada, Oscar! Espero poder comemorar com você MESMO, viu? Abs!

    ResponderExcluir