quinta-feira, 27 de janeiro de 2011

Alguns congressos sobre Nietzsche esse ano em solo europeu

Aqui vão algumas informações sobre alguns congressos que ocorrerão no início e meados desse ano na Europa. É possível ter uma visão mais ou menos geral de quais são os temas centrais discutidos atualmente na pesquisa Nietzsche em solo europeu.

Em primeiro lugar, a relação entre Nietzsche e Kant continua sendo um dos focos dos debates da atual Nietzsche-Forschung, principalmente de língua inglesa; e não somente no que tange as reflexões sobre teoria do conhecimento e a já constatada herança kantiana do Nietzsche epistemólogo, mas também no que diz respeito aos pontos de contato e às rupturas entre as reflexões éticas de Nietzsche e a ética kantiana. Esse é o tema do workshop que ocorrerá mês que vem na Universidade de Leiden, na Holanda: “Nietzsche the Kantien? Reading Nietzsche and Kant on the Sovereign Individual, Freedom and the Will”, nos dias 11 e 12 de fevereiro.

O workshop é o primeiro de uma série que será realizada em várias universidades européias sobre a relação entre Nietzsche e Kant. O objetivo é trazer uma luz na compreensão da relação entre os dois filósofos no campo da ética, principalmente no interior dos debates da literatura de língua inglesa acerca das suas concepções de “soberania”, “liberdade” e “vontade”. Os workshops pretendem apresentar uma resposta crítica à idéia corrente de que, apesar de suas críticas às noções de vontade livre, responsabilidade moral, causalidade intencional e à noção mesma de sujeito, Nietzsche seria tributário de uma noção kantiana de ação que admite um certo sentido positivo de liberdade, responsabilidade e causalidade intencional, e fundaria uma ética positiva com base nessa noção. O workshop a ser realizado em fevereiro se concentrará nos últimos escritos e desafiará a ênfase dada correntemente à passagem sobre o “indivíduo soberano” na Genealogia da moral, abrindo a discussão para as considerações de Nietzsche sobre a “vontade”, “liberdade” e “soberania” em outras passagens de sua obra publicada e não publicada. O workshop buscará ainda corrigir a caricatura de Kant que o próprio Nietzsche e alguns comentadores apresentam frequentemente e colaborar assim para uma confrontação mais sofisticada e frutífera com Kant e as posições kantianas.

Programa:

Friday 11 February

14.00-15.15 Marco Brusotti (Berlin/Salento), 'Nietzsche on Action and the
Will'

15.45-17.30 Tom Bailey (John Cabot and LUISS, Rome), 'Nietzsche's Kantian
Will', & Herman Siemens (Leiden), 'Kant's "Respect for the Law"
as "Feeling of Power": On (the Illusion of) Sovereignty'

Saturday 12 February

9.00-10.15 Paul Katsafanas (Boston), ‘Nietzsche and Kant on the Passions’

10.45-12.00 Simon Robertson (Stirling), ‘Nietzsche versus Kant on Moral
Psychology and Normativity’

13.15-14.30 João Constancio (Lisbon), 'Nietzsche on Freedom as Autonomy'

15.00-16.15 Sieriol Morgan (Bristol), ‘Naturalism and the First-Personal
Foundations of Kantian Ethics'

16.45-18.00 Luca Lupo (Calabria), 'Willing and Time in Nietzsche's
Twilight of the Idols'

Para mais informações e para ler os resumos das comunicações:

http://hum.leiden.edu/philosophy/news-agenda/nietzsche-the-kantian.html

(o texto aqui apresentado é uma versão do texto disponível no site da Universidade de Leiden)


Outro congresso que ocorrerá em meados desse ano em solo europeu é o Congresso Internacional da Nietzsche-Gesellschaft em Naumburg. Trata-se de um congresso bienal no qual são realizadas até 6 sessões diversas de apresentação de trabalhos e discussões. Esse ano, o congresso será realizado entre os dias 01 e 03 de julho e terá como tema: “Nietzsche und das Unbewusste” (Nietzsche e o inconsciente).

A filosofia do inconsciente de Nietzsche é uma pedra miliária no caminho que conduz à modernidade. Entretanto, suas críticas avassaladoras à filosofia da consciência e a inquietante repercussão destas no âmbito da filosofia moral, da teoria do conhecimento, da cultura e da teoria da cultura, ainda não foram sondadas historicamente e sistematicamente de forma satisfatória, tão pouco suas adaptações nas artes visuais, na literatura, na ópera e na música. Diante da conjuntura atual de modelos explicativos psicológico-cognitivos, a filosofia do inconsciente de Nietzsche adquire cada vez mais uma atualidade incontestável na medida em que tem o potencial para funcionar como corretivo crítico frente um naturalismo unilateral e reducionista.

A filosofia do inconsciente de Nietzsche levanta questões sobre a relação entre o “eu” e o “si mesmo” e sobre os limites entre intencionalidade e racionalidade, o papel dos impulsos, instintos e afetos na cultura, assim como sobre as consequências psíquicas e culturais de seu recalcamento e as formas de expressão e representação de energias físicas e psíquicas nas artes. A esse âmbito de problemas pertence ainda a relação entre Nietzsche e a psicanálise, a psicologia, a psicofísica e os gender studies.

São bem vindas contribuições que analisem a filosofia do inconsciente de Nietzsche em suas diversas matizes e reflitam assim sobre sua proximidade e diferença com relação à teoria do inconsciente de Freud, mas que acompanhem também as vertentes tradicionais de Leibniz até o presente. Alguns dos principais conferencistas são Jutta Georg, Günter Gödde, Enrico Müller, Jacques Le Rider e Jean-Claude Wolf.

Para mais informações e para visualizar o programa (que deve estar disponível a partir de meados de maio, quando terminam as inscrições para o congresso):

http://www.nietzsche-gesellschaft.de/veranstaltungen/jahrestagung/

http://www.nietzsche-news.org/index.php?page=nnc/news&id=3059

(o texto aqui apresentado é uma versão do texto disponível no site do Nietzsche-News)


Por fim, ocorrerá novamente em julho desse ano, entre os dias 13 e 15, o congresso internacional do GIRN (Grupo Internacional de Investigações sobre Nietzsche), cujo tema será: “Os prefácios de Nietzsche”. Dessa vez, o congresso será realizado em Greifswald e será ocasião para a despedida do professor Werner Stegmeier, que deixa sua função na Ernst-Moritz-Arndt-Universität Greifswald. O programa é composto em sua maior parte por debates, cujos temas são, respectivamente: “Os cinco prefácios para cinco livros não escritos (1872)”, “Os prefácios para as primeiras edições”, “'O prefácio de Zaratustra' como prefácio” e “Os cinco prefácios para os livros publicados anteriormente (1886)”. O programa conta ainda com uma abertura sobre os prefácios de Nietzsche como problema da Nietzsche-Forschung, o relato dos membros do GIRN sobre suas pesquisas atuais, duas confrontações sobre os temas: “Um filósofo precisa de uma 'tarefa'?” e “Precisamos de uma hierarquia?”, e duas conferências sobre os temas: “O experimento filosófico de Nietzsche com a forma literária do prefácio” e “O ofício da filosofia”, sendo esta última a conferência de despedida do professor Werner Stegmeier.

Para visualizar o cartaz e a programação provisória do congresso:

http://www.europhilosophie.eu/recherche/spip.php?article540




3 comentários:

  1. Olá William. Obrigado pelas informações. Haverá também um colóquio sobre Nietzsche e Schopenhauer em Naumburg, entre final de junho e início de julho. Recebi recentemente o informativo da Nietzsche-Gesellschaft com o comunicado do evento.
    Este ano nosso grupo deve retomar as discussões sobre a presença do kantismo no contexto filosófico no qual Nietzsche se formou e a ideia é nos prepararmos para um grande evento sobre o tema, quem sabe para 2012. Seria ótimo se pudessemos contar contigo nas fases de concepção e preparação do evento.

    Saudações do (finalmente) intenso verão brasileiro.

    ResponderExcluir
  2. Meus caros, creio que me confundi em relação às datas. O evento sobre Nietzsche e Schopenhauer, que terá lugar no Nietzsche-Dokumentationszentrum em Naumburg, ocorrerá entre os dias 08 e 10 de setembro. A data informada por mim no último comentário refere-se, obviamente, ao encontro anual da Nietzsche-Gesellschaft, que na edição de 2011 terá como tema Nietzsche e o inconsciente, como informou o William em seu post.

    ResponderExcluir
  3. Olá, Rogério!

    Seria um prazer participar da concepção e preparação do evento. De fato, estarei de volta já em meados desse ano (acredito que por volta de agosto) e poderei então participar mais diretamente da organização, se for o caso. Acho a idéia muito boa.

    Saudações do igualmente intenso inverno alemão.

    ResponderExcluir